ATENDIMENTO

Segunda a Quinta - 8h às 21h
Sexta - 8h às 24h

Sábado e Domingo - 8h às 21h

Aceitamos todos os cartões

LOCALIZAÇÃO

Av. Ayrton Senna, 999

Quitandinha, Petrópolis-RJ

 

Loja (24) 2242.7990 | 2245.5959

Escritório (24) 2242-2649

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba promoções em seu e-mail.

 © 2016 Pavelka Delicatessen - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Ideia Marca

Colonização Alemã

A cidade de Petrópolis localiza-se na região serrana do Rio de Janeiro, a 832 metros de altitude. Sua história começa no ano de 1822 quando Dom Pedro I, futuro Imperador do Brasil, ao percorrer o chamado "Caminho do Ouro" em direção as Minas Gerais, encantou-se com a região onde se localizava a fazenda do Padre Corrêa, atual distrito de Cascatinha. Com seu excelente clima e sua natureza viçosa e abundante, cravada na exuberante Mata Atlântica, Dom Pedro I tornou-se hóspede frequente da fazenda e adquiriu a fazenda vizinha, Córrego Seco, onde hoje está localizado o centro histórico da cidade.

 

Dom Pedro II, herdeiro das terras, arrendou a fazenda ao major Julio Frederico Köeler, alemão naturalizado brasileiro, que iniciou o processo de colonização em 1837, com a chegada dos primeiros colonos alemães. Novos imigrantes, vindos da região do rio Reno na Alemanha, chegaram em 1845.

 

Em homenagem aos colonos alemães que construíram a cidade, o Major Köeler batizou os quarteirões de Petrópolis com nomes das regiões de onde eles vieram, como: Bingen, Kastelaum (Castelânea), Darmstadt, Ingelheim, Mosel (Mosela), Nassau, Palatinado, Rheinland (Renânia), Siméria, Westphalia, Woerstadt e Worms.

 

Atualmente, os nomes das famílias descendentes dos colonos dão nomes a praças e ruas de Petrópolis, e podem ser encontrados no Obelisco do centro histórico.

A Pavelka

A história da Pavelka começa em 1952, quando as famílias Pavelka e Kern abriram um pequeno quiosque à beira da estrada na Serra de Petrópolis. O local foi escolhido por ser um ponto muito conhecido pelos Biscoitos Amanteigados de Petrópolis.

 

Iniciaram vendendo produtos europeus, dando destaque a embutidos e doces. Ficaram famosos com a linguiça no pão e o mil-folhas.

Famílias

Na década de 1960 a família Kern se desliga da sociedade e a empresa continua sob o comando do casal Vladimir e Helene Pavelka. Na década de 1990 assume a segunda geração, sob a administração de três filhos.

 

A partir do ano 2000, iniciou-se uma parceria comercial com a Deli-43, representante dos produtos Pavelka no centro do Rio de Janeiro. Em 2007, essa representação foi ampliada para o bairro do Leblon, uma parceria de sucesso que durou até setembro de 2019.